Bitcoin é a bolha que continua dando

Quando o preço do bitcoin subiu para mais de US $ 13.400 na semana passada, um velho debate ressurgiu: é uma bolha e vai estourar?

O Bitcoin Future foi rotulado como uma bolha desde seus primeiros dias. O epíteto da bolha apareceu em 2013, quando custava apenas $ 266, e tem se repetido quase todos os anos desde então.

Parecia desafiar a compreensão convencional de investimento. Os valores das ações são sustentados pelos ganhos e os títulos pelos pagamentos de juros. O bitcoin, como o ouro, não tem esse suporte. Como, então, podemos explicar seu desempenho extraordinário como um novo ativo emergente?

Dois fatores ajudam a explicar isso:

Sua adoção mais ampla, inclusive por grandes investidores institucionais; e
Sua relativa escassez (haverá apenas 21 milhões de moedas cunhadas).

As moedas Fiat, como o rand e o dólar americano, sofrem todas as fragilidades das moedas controladas centralmente, registradas desde os tempos romanos e até mesmo babilônicos. Os governantes que controlam essas moedas simplesmente não conseguem se ajudar – eles acabam inflando seu caminho até o esquecimento imprimindo mais moedas, violando assim o princípio da escassez no âmago de todo dinheiro sólido.

Peter Schiff, gestor de fundos e opositor dos EUA, nunca foi um grande fã de bitcoin, tuitou na semana passada: “Se você medir o tamanho das bolhas de ativos com base no nível de convicção dos compradores em seu comércio, a bolha de bitcoin é a maior que já vi . Os detentores de bitcoins estão mais confiantes de que estão certos e certos de que não podem perder do que os compradores pontocom ou de imóveis durante essas bolhas ”.

Os detentores de bitcoins estão mais confiantes de que estão certos e certos de que não podem perder do que os compradores pontocom ou de imóveis durante essas bolhas

Schiff está certo sobre a bolha do bitcoin? Parece que pode ser, mas não da maneira que ele imagina.

“Desde o início do bitcoin, muitos investidores inteligentes observaram que parece ser uma bolha. Eles estão mais certos do que imaginam. Se definirmos um ativo de bolha como aquele que está supervalorizado em relação ao valor intrínseco, então podemos pensar em todos os ativos monetários como ativos de bolha ”, escreve Matt Huang em um artigo de pesquisa recente para a Paradigm.

O Prêmio Nobel Robert Shiller observou que o ouro é uma bolha que dura milhares de anos. Tem alguns usos industriais, mas seu valor é uma questão de crença. “Podemos pensar no dinheiro como uma bolha que nunca estourou (ou que ainda não estourou) e o valor da moeda fiduciária, ouro ou bitcoin, como uma crença coletiva”, escreve Huang.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.